fbpx

Como colher 80 ou mais sacas de soja por hectare

A busca pelas 80 sacas de soja por hectare é um grande desafio do produtor brasileiro. Existem vários fatores relacionados que podem influenciar nesse número. Dificuldades inerentes ao início da safra, problemas com estiagem, furo na lavoura, enfim, sempre tem algum fator do clima ou algum outro que traz certa dificuldade na produtividade.

Quando se pensa em altas produtividades na cultura da soja, automaticamente o manejo de doenças é algo que deve ser priorizado. Muitas vezes o senso comum de economizar na compra de produtos para aplicar na lavoura acaba saindo caro. Ao iniciar um programa de controle com produtos mais baratos, e que muitas vezes não entregam o resultado esperado, a produtividade é diretamente afetada e aquelas 80 sacas planejadas acabam se tornando 60 ou menos. 

Como é possível mudar essa situação?

O Elevagro listou cinco fatores primordiais quando se pensa no manejo de doenças:

1.    Qual doença você quer controlar?

Parece óbvio, mas é preciso ter conhecimento daquilo que se deseja combater. Se trata de manchas? Antracnose? Ferrugem? Macha-alvo?  Enfim, qual o meu problema? 

2.    Qual produto devo utilizar?

Assim que diagnosticado o problema, é hora de escolher a melhor forma de manejo. Os fungicidas são relativamente específicos, portanto é importante saber exatamente com o que estamos lidando para realizar um programa de controle eficiente.

3.    Como devo aplicar?

Deve-se pensar em fatores como a quantidade mínima de produto depositada sobre cada folha, a melhor hora do dia para aplicação e qual o volume de calda ideal.

4.    Programa de aplicação 

Planejar os intervalos de pulverizações, que devem começar no vegetativo, seguir na reprodução, terminando apenas na maturação.

5.    O quinto fator, fundamental para a produtividade na soja, será debatido no dia 20 de agosto às 19h na palestra online gratuita, oferecida pela DigiFarmz e Elevagro, ministrada pelo CEO do Phytus Group, Ph. D. Ricardo Balardin. As vagas são limitadas. 

Faça sua inscrição aqui: https://elevagro.com/palestra/produtividade/

Fonte: Agrolink