fbpx

Cerveja feita de mandioca vira fonte de renda para agricultores do Nordeste

“Magnífica” é resultado do projeto da Ambev para valorizar a cultura do Estado e já gerou cerca de 3,6 mil empregos

Uma cerveja feita de mandioca para valorizar a cultura do Maranhão. Esse é o conceito da Magnífica, produzida e vendida exclusivamente no Estado. Do plantio ao rótulo, a bebida, que faz parte do portfólio da Ambev, nasceu com o intuito de homenagear o maranhense e, por isso, viu na base da alimentação local, que é a farinha de mandioca, a oportunidade de criar uma marca e uma fonte de renda aos agricultores.



“Na hora que a gente usou a fécula de mandioca na cerveja, conseguimos um líquido refrescante, leve. Aliado a isso, a gente tentou trazer um impacto social para a região, um produto casado com a cultura que promove impacto socioeconômico, contribuindo com a renda dos pequenos produtores e agricultura familiar”, explica Vitor Monteiro, gerente de Agro Brasil da Ambev.

Bernarda Maria dos Santos é produtora de mandioca em 5 hectares, área que possibilita o cultivo de cerca de 70 toneladas por mês, das quais 60 toneladas vão para a produção de Magnífica e a outra parte destinada à produção de farinha puba, usada para alimentação.

“Antes, a gente cultivava mandioca e só utilizava para fazer farinha, mas não compensava, era muito trabalho e pouco dinheiro. A gente torce muito para que essa porta continue aberta. O contrato com a Ambev trouxe muitas melhorias para os agricultores e geração de emprego aqui na região”, diz Bernarda, que também é presidente da Associação de Agricultores de São Gonçalo e fornece mandioca para Ambev desde junho de 2019.

Produção o ano todo

Cerca de 511 famílias de agricultores de 40 municípios fazem parte do projeto, incluindo as regiões de Baixo Parnaíba, Mearim, Pindaré, Lençóis, Baixada e Munim. Iniciada em dezembro de 2018 com apenas 100 toneladas de mandioca fornecidas, atualmente a iniciativa conta com abastecimento de 800 toneladas por mês, em mais de 1,1 mil hectares.

A safra da mandioca acontece entre abril e início de agosto, mas a produção da cerveja não para, uma vez que a Ambev processa o tubérculo e armazena a fécula (amido extraído da raiz). Além disso, nas regiões irrigadas, o volume ofertado de mandioca é garantido o ano todo.


SEGURO AGRÍCOLA
Com a necessidade do produtor rural ter um seguro de lavoura sem burocracia, de fácil contratação e que protegesse seus altos investimentos contra intempéries climáticas, a SEGURAGRO inovou os serviços de atendimento e assessoria na contratação de seguro agrícola de lavouras para culturas de soja, milho, trigo, feijão, café, cana-de-açúcar e outras culturas.

SAIBA MAIS SOBRE SEGUROS AGRÍCOLAS

Fonte: Globo Rural